Na terapia Floral, o ser humano é visto como um ser integral nos seus aspectos físicos, mental, emocional e espiritual, interligados e interdependentes, funcionando como um sistema onde o desequílibro de um dos seus aspectos afetará todos os outros.
Define-se como Essência floral, ao qual eu chamo a alma da flor, como um preparado natural, artesanal, que contem o padrão vibracional de uma ou mais flores, que ao actuar como principio catalisador, ativa processos de expansão e transformação de consciência restaurando assim o equilíbrio.
Os florais não são remédios, não são homeopatia e nem fitoterápicos, pois não possuem nenhum princípio ativo. São feitos apenas com a parte energética e vibracional das flores. São extremamente naturais e não apresentam nenhum efeito colateral. Podem ser utilizados por pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos até pessoas bastante idosas. Animais e plantas também se beneficiam muito com o uso dos florais.
Os florais de Saint Germain contem energias de alta potencia vibratória, de pura Luz, extraídas de certas flores, que ajudam no desenvolvimento da consciência humana, harmonizam os campos mentais, emocionais e efectuam a conexão com o Eu Superior, a consciência maior. Induzem ao auto conhecimento, e é somente pelo auto conhecimento que a consciência humana se transforma e eleva. Através do uso das flores Divinamente energizadas, as pessoas passam a assumir a responsabilidade sobre os seus próprios problemas, doença e vida. Na terapia floral a cristalização do bloqueio energético no físico, que é caracterizada como doença, é vista como uma oportunidade para o indivíduo se consciencializar do erro que a sua
personalidade está a incorrer.